Conferência no Parlamento Debate o Futuro da Concertação Social | CTP Dr. Nuno Bernardo

Conferência no Parlamento Debate o Futuro da Concertação Social | CTP Dr. Nuno Bernardo

No dia 25 de junho, a Assembleia da República recebeu a conferência "O presente e o futuro da Concertação Social", organizada pela Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão (CTSSI), presidida por Eurico Brilhante Dias, e com abertura pela vice-presidente do Parlamento, Teresa Morais. O evento contou ainda com especialistas e representantes de confederações patronais e sindicais, e antigos responsáveis do Conselho Económico e Social.

A intervenção da CTP foi dirigida pelo vogal da comissão executiva da CTP, Dr. Nuno Bernardo, que enfatizou que “o diálogo social não deve ser apenas um chavão, mas efetivo em qualquer circunstância política”, destacando que, em situações de maioria absoluta, tem havido dificuldades adicionais para se alcançar consensos.

Nuno Bernardo enfatizou ainda a importância de se refletir sobre o futuro da concertação social, especialmente quanto à sua autonomia financeira e administrativa.

"Será que queremos ou não caminhar para aí? É uma questão que fica. Os desafios são muitos e antevejo que a concertação social vai ter cada vez mais um papel importante no futuro", acrescentou.

A sessão foi encerrada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.

Assista ao vídeo da intervenção da CTP, pelo Dr. Nuno Bernardo, do minuto 51’08’’ ao 56’32’’ : Conferência | O presente e o futuro da Concertação Social (parlamento.pt)

08 Julho 2024